Propriedades das Plantas (Medicamentos)

As plantas podem ser rotuladas levando em consideração:

  • Suas propriedades térmicas, se ela é aquecida, morna, fresca ou fria, sendo capaz também de ser classificada como neutra.
  • De acordo com o seu sabor, se é amargo, azedo, doce, picante ou salgado, conforme descrito por Chou Li.
  • Também por 4 direções, que são ascendente, descendente, circulante ou submersa.

As plantas classificadas como mornas ou quentes são descritas como Yang, as quais dissipam o vento e o frio interno, esquentando os órgãos internos, alimentando o Yang e com notáveis características estimulantes e fortalecedoras. Nessa categoria de plantas medicinais, encontramos o acônito, gengibre seco, canela as quais são providas de propriedades que visam tratar inúmeras doenças causadas pelo frio.

As plantas medicinais com características frescas ou frias têm as coptis, scutellaria, gypsum e gardénia estão relacionados ao Yin na natureza. Elas reativam o calor, amenizam a inflamação patogênica, aliviam os nervos por sua atuação inibitória, agindo também como antibióticos para doenças febris.

Por causa da variação na composição corpórea, o fluxo do OI, sangue e meridianos, bem como os efeitos da doença, as plantas com a exata característica normalmente tem diferentes efeitos terapêuticos.

Todos os cinco sabores, possuem suas próprias características, normalmente as ervas picantes produzem efeitos de dispersão, as plantas de sabor doce tonifica e regula, enquanto as de sabor amargo tem efeito purgante, as de paladar azedo produzem adstringentes e as de sabor salgado tem efeito suave.

As plantas usadas na ativação do Yang são classificadas como ascendentes, servem para aprimorar a transpiração e eliminar o fio e o vento. Por outro lado temos as descendentes, que carregam um efeito voltado para dentro, tranquilizante.

De acordo fitoterapia chinesa, as 4 rotas estão ligadas aos distintos estados da doença no corpo humano. Logo, as plantas identificadas como morna, quente, picante e doce são rotuladas como ascendentes e na outra ponta temos as ervas frias, amargas, azedas, frescas que são descendentes.

Propriedades das plantas (medicamentos)

O profissional em fitoterapia chinesa está apto a mudar os efeitos de uma planta modificando a receita de forma a causar ajustes necessários para tratar determinada doença. Nessa medicina, o efeito farmacológico da ligação de 2 plantas é conhecido como os 7 efeitos das ervas.

Tais ações farmacológicas de uma fórmula fitoterápica são complicadas de avaliar pelo fato da receito ser composta por diversas combinações de plantas separadas que interagem entre si, originando 3 modelos de interações.

  • Entre as plantas medicinais isoladas.
  • Entre os componentes das ervas isoladas.
  • Entre os componentes de ervas distintas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.