O que significa Ho’oponopono

O termo ho’oponono provavelmente tenha soado estranho para você num primeiro momento, entretanto, se acalme, pois na prática é um método bem simples e muito poderosa.

Ho’oponopono é uma técnica havaiana que por meio da gratidão, busca solucionar mágoas e feridas do passado, gerando um estado de harmonia e paz interior. “Ho’o” significa “cura”e “ponopono”, “arrumar, endireitar”. E resumindo no bom e velho português, pode ser compreendido como “corrigir um erro”.

O objetivo crucial dessa prática, é que tomemos as rédeas das nossas vidas e sejamos responsáveis pelos nossos próprios atos. Em nossa memória celular, fica armazenado todo o nosso passado e com ele, as energias negativas e sofrimentos.

A verdade é que tais memórias são capazes de limitar e muito as nossas vivenciamos futuro se permanecermos desatentos a elas.

Isso significa que, os momentos de julgamento, raiva e sofrimento que vivenciamos em nossa jornada, permanecem guardadas em nossa mente, causando diversos desequilíbrios e problemas em nosso Agora e o Futuro.

O que significa Ho'oponopono

A dor que você por ventura vive hoje, é capaz de ser um reflexo de uma dor passada. Pode ser desde um simples desentendimento até algo mais sério. Mesmo que naquele momento você sinta que tenha resolvido essa questão, a verdade é que ainda fica um vestígio notável de mágoa dentro de você. E essa energia permanece presa causando um mal muito devastador e, sendo assim, é preciso deixar essa mágoa ir. Parar de alimentar ela como nosso ego, pensamento e sentimento.

O ho’oponono significa soltar essas energias negativas, cristalizando a mente e gerando espaço para a chegada de novas e boas vibrações. Para fazer isso é importante repetir para si mesmo o poderoso mantra: “sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato”.i

Esse mantra transporta um significado próprio e proporciona um novo sentimento a vista: “sinto muito” e “me perdoem” é a constatação e aceitação de um problema e vontade de superá-lo: é o perdão.

“Te amo” é encarregado por liberar as energias estagnadas, amor e compaixão.

E por último e não menos importante, o “sou grato” é admitir a necessidade da memória vivida e crer que as coisas se transformarão ao solta-la, a gratidão.

Você pode fazer o uso dessas sentenças na ordem que desejar, da forma que julgar que faz mais sentido para você naquele instante. E não basta somente saber o que significa ho’oponopono, você pode usa-lo sempre que quiser, na horar que quiser e repetir diversas vezes ao dia. Só uma dica: você precisa acreditar verdadeiramente.

Praticando e indicando o ho’oponopono para outras pessoas, nós estaremos agindo como agente transformador e que podemos modificar diversos de nossos incômodos do dia-a-dia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.