O Que é Mandalas

As mandalas se trata de desenhos que aguçam a fascinação de diversas pessoas e de fato são benéficas para a mente. A primeira coisa, a saber, é que fazer desenhos em forma de círculo não é nenhuma novidade, vem de eras.

No Tibete foi registrada a descoberta dos primeiros desenhos de mandalas, lá no século VIII. Hoje ela está presente em vários locais, como China, Japão e Índia. Independente da região, elas são todas originadas do idioma sânscrito, que pode ser traduzido como círculo.

São muito usadas em ritos religiosos bem como para manter a concentração ao meditar.

Aqui quero compartilhar com você um pouco do que sei a respeito desta arte milenar e mostrar para você quais são os benefícios da mandala para a sua vida.

o que é mandalas

Como disse anteriormente, mandala é um termo que vem do idioma sânscrito, e quer dizer círculo.

Trata-se de desenhos geométricos concêntricos, isto é, se desenvolvem a partir de um mesmo centro. Chamados também de yantras, termo do idioma cultural da península indostânica, a mandala é um caminho para chegar a um determinado objetivo.

Os desenhos você pode fazer usando diferentes materiais, porém todos extremamente coloridos. O modo mais conhecido de fazer mandalas é por meio de tintas coloridas em papel ou tela de pintar. Porém, existem budistas  que seguindo a tradição, fazem utilizando ferro ou madeira.

Quero compartilhar também outro método de criação de mandalas bem sofisticado, usando areia colorida, vários monges passam horas ou dias elaborando o desenho com total perfeição. No fim, eles liberam o material usado em algum rio, para mostrar que tudo na vida é passageiro.

Quando você descobre o que é mandalas a consequência é que você se depara com inúmeros métodos de fazer o desenho.

Como, Onde e Quando Foram Criadas?

De acordo com os arquivos que temos, os primeiros desenhos de mandalas são com datas do século oito, ondo fica o Tibete, sendo muito utilizado em religião budista para concentrar e meditar.

Tudo indica que ela é muito usada no budismo, hinduísmo e taoísmo, simbolizada pelo in e yang.

Vale ressaltar que todas essas religiões citadas consideram os desenhos de mandala como alto muito sagrado.

Lá pelos idos dos séculos 16 e 18 a igreja deu início ao uso dos desenhos da mandalas em artes sacras e vitrais das catedrais e casas importantes.

Qual o Significado da Mandala

Como você viu anteriormente, mandala significa círculo e vem do idioma sânscrito. Desde sua origem a sua principal representação é sobre a passagem da vida ou até mesmo palácios de divindades que precisam ser reverenciados. Mas isso varia de acordo com cultura.

  • No hinduísmo elas são utilizadas para demostrar a vida de acordo com os ritos do universo.
  • No budismo como ferramenta para manter a concentração durante a meditação.
  • No taoísmo  a filosofia yin yang utilizam a representação da mandala.

Os Modelos de Mandalas Que Conhecemos

Mandala de areia

As mandalas de areia são muito comum entre monges do Tibete, usando areia colorida, representando todos os aspectos da vida.

Mandala de madeira

Menos comum, são as mandalas confeccionadas usando ferro ou madeira pelo budistas, com o intuito de seguir a tradição.

Mandala de tinta

Muito comum no hinduísmo, sendo pintadas em vários templos e demais locais sagrados. São feitas usando cores vivas, simbolizando os chakras.

Agora que você já sabe o que é mandala, quero compartilhar com você alguns desenhos de mandalas para você se inspirar.

o que é mandalas
o que é mandalas
o que é mandalas
o que é mandalas

Temos também um curso online que revela tudo que você precisa saber sobre mandalas.

Clique aqui para ler o artigo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.