O Que é Fitoterapia – A Cura Pela Plantas

O termo Fitoterapia vem do grego, da combinação da palavra Phito = plantas e Therapia = tratamento. Conforme o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, fitoterapia tem o seguinte significado: tratamento de doença mediante a utilização de plantas.

Então, pra você que deseja saber o que é fitoterapia, é a pesquisa sobre plantas medicinais e como usa-las para cura de doenças, tanto como forma preventiva, para alívio ou para a cura. O uso pode ser tanto externo quanto interno dos vegetais naturais bem como em forma de medicamentos.

Para essa finalidade, é utilizada diversas partes da planta (raíz, casca, folhas, flores para chá) e é consumido via dedocção ou infusão.

Muitos tem dúvidas sobre o que é fitoterapia e de acordo com Hipócrates, considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, o sucesso da saúde é a harmonia do homem com a natureza. A relação entre a saúde e doença, acredite, tem muito haver com a interação do corpo com a mente e do indivíduo com o meio onde vive.

A Fitoterapia é a cura pelas plantas, estabelecendo o vínculo do homem com a natureza, para fornecer o equilíbrio do organismo para normalização das funções fisiológicas prejudicadas, proporcionando imunidade, desintoxicação e até mesmo no rejuvenescimento.

Sendo assim, as plantas medicinais são essenciais para manter as condições de saúde do homem.

 o que é fitoterapia a cura pelas plantas

Como funciona a fitoterapia?

A fitoterapia é o resultado do trabalho com as ervas e vegetais recomendados para cada tipo específico de doença a ser tratada.

É recomendo que você que deseja usar a fitoterapia, não faça a automedicação por conta própria sem o acompanhamento de um profissional da área. Isso porque até mesmo os medicamentos naturais possuem sérias contraindicações e são capazes de causarem intoxicação em caso de uso indevido.

Na fitoterapia, as plantas medicinais são manipuladas e seu princípio ativo é indicado por profissionais da área para cada paciente, de acordo com a sua necessidade.

É necessário ter muito cuidado para não usar nenhuma planta que possa estar exposta a substâncias tóxicas, como contaminação por agrotóxico, metais pesados. etc.

Portanto procure sempre adquirir esses medicamentos em farmácias de manipulação credenciadas pela Vigilância Sanitária.

Em Que Momento Preciso da Fitoterapia?

Bom, agora que você já sabe o que é fitoterapia, certamente deseja saber quando fazer o uso das plantas medicinais.

O primeiro ponto é que ele é uma ótima alternativa aos medicamentos tradicionais. Veja alguns casos em que os fitoterápicos são altamente recomendados:

  • Tendinite
  • Doenças causadas por colesterol alto ou triglicerídio alto
  • Insônia
  • Cansaço extremo
  • Dores musculares
  • Problemas nos rins
  • Transtornos intestinais
  • Problemas causados por estresse
  • Doenças do coração
  • Etc,.

Vantagens e riscos da Fitoterapia

A fitoterapia pode ser realizada usando:

  • Chás
  • Cápsula
  • Ultra-diluições.

O uso por meio de chá, levando em conta a planta medicinal, a concentração do princípio ativo em chás é bastante variada. Sendo assim, é provável ser bem complicado alcançar uma faixa terapêutica confiável em determinadas plantas.

Como as cápsulas industrializadas passam por um processo rígido de controle de qualidade, elas tem um menor risco de contaminação.. O risco de intoxicação é bem reduzido mesmo em excesso de algum princípio ativo.

Ao passo que são descobertos novos princípios ativos, estes são logo isolados para tratativa de refinação, para tirar os agentes tóxicos. De mondo consciente e confiável, a fitoterapia traz excelentes resultados para a sua vida, dando mais harmonia e equilíbrio para corpo e mente.

Quer saber mais sobre fitoterapia e os seus benefícios?

Clique Aqui para ler o artigo completo sobre o curso de fitoterapia online

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.