O que é e Qual Significado do Xamanismo

A primeira coisa a deixar bem clara é que o xamanismo não é uma religião e não é uma ceita. Isso é uma coisa importante de se entender porque às vezes há muita confusão como se fossem religiões indígenas.

Na verdade o xamanismo é mais um conjunto de técnicas e práticas com essas culturas ancestrais, algo de 20 mil 30 mil anos atrás, eles estimularam até para sobreviver no meio ambiente. Como eles não tinham a tecnologia que nós temos hoje, a tecnologia deles era mais uma tecnologia, digamos assim, espiritual.

o que e e qual significado do xamanismo

Então essas pessoas desenvolveram dons e habilidades de perceber e de como fazer uma leitura, por exemplo, com as pedras, com os vegetais, uma sintonia com o mundo animal do que era melhor, como eles poderiam sobreviver, onde eles poderiam caçar, pescar, o que colhiam sejam de eras ou de frutas.

Eles faziam isso o suficiente para que eles se alimentassem e deixando o resto para que os outros animais também pudessem compartilhar. Então o xamanismo é mais uma forma de você viver é em conexão com o sagrado.

O xamanismo ele é a raiz, como foi a primeira forma da manifestação espiritual como seres humanos, é essa conexão com a visão do sagrado. Por exemplo, as pessoas viam um raio cair em uma árvore e pegar fogo, isso é uma manifestação de algo divino para eles.

Se você for ver hoje praticamente todas as religiões, mesmas as ancestrais como hinduísmo, o judaísmo, enfim, e tantas outras em prova inclusive aos próprios sistemas chineses, eles tem base de xamanista.

Panteísmo e Animismo

O importante de entender na base xamanista são dois conceitos: panteísmo e animismo.

Panteísmo: a crença de que o poder criador, Deus, não só uma figura masculina, mas o princípio que tem tanta energia masculina quanto feminina está presente em todas as coisas que têm que estão materializadas e criadas aqui.

Animismo: é o conceito e o entendimento de que tudo é dotado de algum nível de energia e consciência, por exemplo, as árvores, os animais, tudo é visto dotado de algum nível de consciência e energia.

Logo, baseado nisso aí você tem toda a estrutura de como é a visão xamanismo do mundo e porque a maioria das grandes religiões muitas do passado e outras vigentes ainda estão estruturadas em cima desses conceitos.

Então nós podemos ter o xamanismo como a raiz e as outras religiões são os galhos dessaa árvore.

A Europa praticamente, todo o continente europeu ele era de estrutura xamanista antes da chegada do cristianismo. Logo podemos dizer essas culturas ancestrais foram basicamente sufocadas, a base do xamanismo que tinha na Europa, como os celtas, germânicos, foram todas destruídas.

Por exemplo, se você for ver os livros dos ritos ancestrais, eles usavam uma capa feita de penas de animais, usavam um animal com penas na cabeça simbolizando o voo do espírito.

Os elementos indígenas entraram fortemente na visão xamanista do mundo porque com a descoberta das Américas, essas culturas tribais já usavam o xamanismo e não foram tão sufocadas mesmo cm as perseguições, e continuam usando os ritos do xamã por mais tempo.

Se você que se aprofundar neste assunto, conhecer os símbolos e técnicas te convido a conhecer o curso da Humaniversidade.

Clique aqui para conhecer o curso de xamanismo online da Humaniversidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.