Benefícios do Yoga Para Saúde

O Yoga proporciona vários benefícios para o bem estar em geral do praticante de ambos os sexos. Isso se deve ao fato de tratar corpo e mente de maneira interligada, com atividades que reduzem o estresse, ansiedade, incômodos no corpo, além de fomentar o emagrecimento e proporcionar o equilíbrio para físico, mental, emocional e espiritual.

Porém, para alcançar todos os benefícios do yoga, será imprescindível no mínimo 90 dias de prática. Esse é o tempo estimado para você adquirir consciência corporal e ter o “controle” da mente, a qual vai se comunicar com o seu corpo fazendo com que o seu organismo trabalhe em harmonia.

Reduz Estresse e Ansiedade

A prática do yoga com a meditação tem como objetivo deixar você conectado com o agora, mantendo a mente concentrada, sem preocupação com eventos passados ou futuros, trazendo mais equilíbrio emocional.

Esse exercício nos dá uma sensação de paz interior indescritível o que contribui positivamente para evitar a depressão, com o elevado sendo de otimismo e autoconfiança.

Benefícios do Yoga Para Saúde

Melhora o Condicionamento Físico

O conjunto de técnicas e posturas do yoga contribui para o aumento da sua saúde física e fortalecimento dos músculos do seu corpo, claro que isso vai depender também do estilo de yoga que você pratica.

A prática do yoga eleva a sua disposição para atividades físicas e tarefas cotidianas, com o aumento também da massa magra.

Ajuda no Emagrecimento

Muitas pessoas tendem a desconfiar dessa possibilidade, isso porque não entender como isso acontece. A prática do Yoga auxilia no emagrecimento porquê diminui a ansiedade e o desejo de comer, o que vai reduzir também a quantidade de calorias que você ingere no dia a dia.

Novamente, existem os estilos de Yoga com mais possibilidade de causar esse feito, como:

  • Iyengar
  • Tantra yoga
  • Ashtanga
  • Power yoga
Reduz Dores Musculares

A prática do yoga proporciona consciência corporal, fazendo você perceber a forma como caminha, avaliação sobre a postura que você faz durante o exercício e muito mais. Você consegue relaxar a estrutura muscular para facilitar o movimento de determinado músculo sem prejudicar a sua coluna.

Para correção de postura, sugiro os exercícios de Pilates.

Pressão e Batimentos Cardíacos Sob Controle

A prática do yoga traz excelentes benefícios para circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, funcionamento do coração e pulmões e redução do stress devido ao equilíbrio que o yoga proporciona ao sistema endócrino.

As técnicas de respiração profunda durante os exercícios de yoga “expande” os seus pulmões melhorando a sua respiração.

Sono de Criança

Em minha opinião, o sono de criança é algo majestoso, aquele sono profundo e relaxante. A prática do yoga eleva a produção de melatonina, por isso nos dá a chance de termos um sono tranquilizante e profundo.

Seu corpo estará mais relaxado e propenso a descansar durante todo o seu período de sono, lhe dando mais energia e disposição no dia seguinte.

Outros Benefícios obtidos com a prática do yoga:
  • Melhora sua relação sexual
  • Idosos adquirem saúde “de ferro”
  • Benefícios para gestantes devido a flexibilidade adquirida durante a prática do yoga.

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