Dicas de Yoga Para Iniciantes

Boas Vindas!

Primeiro, quero que você conheça alguns benefícios que você terá a sua disposição ao colocar em prática todas as dicas de yoga para iniciantes.

  • Melhora da função cerebral
  • Reduz o risco de doenças cardíacas
  • Peso saudável
  • Ossos mais fortes
  • Melhora o equilíbrio
  • Abaixa os níveis de açúcar no sangue em diabéticos
  • Redução da dor crônica das costas
  • Alivia a ansiedade
  • Redução da dor crônica do pescoço
  • Melhoras as funções sexuais
  • Aumenta a capacidade pulmonar
  • Abaixa a pressão arterial
  • Aumenta a flexibilidade
  • Altera a expressão genética
  • Abaixa os níveis de stress
Aula de Yoga Para Iniciantes

7 Posturas de Yoga Para Iniciantes

Primeira dica – Dobra para frente

Embora pareça bastante simples, essa postura é extremamente essencial para conquistar uma base forte. Essa pose também auxilia no equilíbrio do corpo além de melhirar a sua concentração.

Colocando em prática: mantenha as pernas abertas e joelhos um pouco flexionados, desça o tronco rumo ao chão. Atente-se em deixar a coluna reta e alinhada ao quadril. Feche os cotovelos no ângulo de 90 graus e abrace os seus calcanhares com as mãos. Agora faça respirações profundas por 15 segundos mantendo esta posição.

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Segunda dica – Gato / Vaca

Essa dica é válida quando o assunto é yoga para iniciantes e também para praticantes mais experientes, uma vez tais exercícios tem como objetivo aquecer a sua coluna vertebral e o peito, antes de começar a fazer as posições do Yoga.

Colocando em prática: Fique na posição de quatro, mantenha seus joelhos alinhados ao quadril, ombros e mãos afastados e bastante abaixo dos seus ombros. Agora execute uma inalação, emergindo o peito para cima e com os olhos fixos no teto.

Deixe todo o peso do seu corpo no ventre e curve bastante a coluna. Logo após, expire e empurre suas mãos e joelhos rumo ao chão, dobrando as costas, voltando o olhar para seu umbigo. Faça essa sequência no mínimo 5 vezes.

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Terceira dica – Balanceamento de mesa

No começo provavelmente você vai achar essa posição mais complicada, normal. Esse exercício é maravilhoso para você que deseja trabalhar a estabilidade e coordenação. A técnica aqui é concentrar toda sua força no centro do seu corpo, isto é, no abdômen.

Colocando em prática: Fique de quatro, erga teu braço direito pra frente e estique sua perna esquerda pra trás. Deixe os quadris e ombros alinhados.

Uma dica para ter êxito com esse exercício e pensar numa linha horizontal entre sua mão erguida e o pé. Mantenha sua força no centro do seu corpo e respire fundo, em seguida, inverta a pose.

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Quarta dica – Prancha

Agora vamos falar de uma posição ótima pra você conseguir força e estabilidade no seu abdômen.

Colocando em prática: finja que você vai fazer flexões de braços, abra bem os dedos das mãos e a mantenha alinhada na direção dos ombros. Deixe os calcanhares bem para trás e estique suas pernas.

Atente-se para deixar ombros e omoplatas bem distantes dos ouvidos. Ao contrário de flexões, teus braços precisam permanecer esticados em direção ao chão.

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Quinta dica – Cobra

Excelente para você que quer adquirir força e flexibilidade na parte superior das costas. Deixe a respiração em ritmo no momento em que pratica essa pose para que os pulmões não sejam compactados.

Colocando em prática: deite no chão de barriga para baixo e ponha as mãos no chão na lateral do peito. Deixe o peito do pés, pernas, quadris e também a barriga encostados no chão. Alongue suas costas com cautela e perceba o alongamento da coluna por toda a extensão do cóccix até a cabeça. Inspire bem fundo e deixe o ar sair pela boca.

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Sexta dica – Cachorro olhando para baixo

Talvez essa seja a primeira pose estudada nas aulas de yoga para iniciantes. Ela é perfeita para alongar e aquecer toda a parte posterior do corpo e também trabalha a flexibilidade do peito e dos ombros.

Colocando em prática: deixe seus pés e mão no chão. Agora pense que você está fazendo um triângulo com o seu corpo, onde as pernas formam um lado, costas e braços o outro lado do triângulo. Flexione os joelhos e erga os calcanhares, Abra os dedos das mãos e empurre o chão para longe, levantando o bumbum.

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Sétima dica – Criança

Essa pose do yoga é reparadora e relaxando, podendo ser praticada toda vez que você estiver tenso, perder o foco ou sentir quesua respiração está fora de compasso. Durante a prática dessa pose, simplesmente relaxe!

Colocando em prática: ponha os joelhos no chão e sente-se sobre seus calcanhares. Coloque os braços esticados para trás, alinhados ao corpo e a palma das mãos paralela aos pés. Relaxe a testa no chão e perceba o comprimento e peso do corpo.

Permaneça na posição o tempo que você julgar necessário.

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