Astrologia e Sinais Maias

Os entusiastas do horóscopo ocidental descobrirão que a astrologia Maia é algo totalmente diferente. Embora a disposição das estrelas permaneça a mesma de uma cultura para outra, os nomes cósmicos e os sistemas de interpretação podem ser muito diferentes.

A astrologia maia é tão completa quanto os métodos ocidentais de mapeamento do movimento planetário, mas seu calendário e sistema operam a partir de uma estrutura cultural completamente diferente.

astrologia maia o que é descubra como

O Calendário Maia

A astrologia Maia é baseada no calendário Maia ao invés do calendário Gregoriano que guia a astrologia ocidental. Embora tecnicamente exista mais de um calendário Maia, o que mais nos interessa para a astrologia é o calendário Tzolkiniano.

Também chamado de Rodada Sagrada, o calendário Tzolkin (pronuncia-se zol-keen ou chol-kin) é um sistema de calendário perpétuo.

Não se baseia no movimento dos sistemas planetários, mas na energia imaterial do cosmos e na evolução futura da criação. Os Maias acreditavam que, para se ter uma vida harmoniosa, era necessário entender e alinhar-se com essa energia universal.

O calendário tzolkiniano é baseado em um ciclo de 260 dias. É dividido em segmentos de 20 dias, chamados de “tribos solares”, e a cada dia é atribuído um sinal astrológico diferente.

Além disso, a cada dia é atribuído um “número sagrado” entre 1 e 13, que se correlaciona com o ciclo lunar e dá ainda mais características aos traços de personalidade de cada signo.

Os dias/sinais e os números trabalham juntos como as engrenagens de uma máquina para criar 260 combinações diferentes de caracteres.

A Árvore da Vida

Segundo a tradição Maia, enquanto o sinal central de cada pessoa carrega certas energias, existem outras energias complementares que trabalham em conjunto para ajudar cada pessoa em sua jornada pela vida.

Esta é a base da “árvore da vida”, que é semelhante ao conceito de mapa astral encontrado na astrologia ocidental.

As energias complementares irradiam do signo central como pontos cardeais e representam o futuro e o passado, assim como as energias masculina e feminina, conceito também encontrado na astrologia chinesa.

Astrologia Haab

Os Maias utilizaram mais de um calendário, cada um para seu próprio uso.

O calendário Haab de 365 dias se parece muito mais com o amado calendário gregoriano do Ocidente do que com o Tzolkin.

Na verdade, o calendário Haab é um pouco mais preciso que o calendário gregoriano, de acordo com alguns especialistas.

Entretanto, apesar de sua precisão, o calendário Haab não era comumente utilizado para fins astrológicos, pois o Tzolkin era considerado o calendário espiritual e sagrado dos maias.

Alguns usaram o Haab para marcar os glifos dos dias astrológicos, o que pode ser confuso para astrólogos amadores que procuram a derradeira astrologia Maia Maia.

Uma dica simples para determinar se usar Haab ou Tzolkin glifos é notar que o Haab tem apenas 19 glifos enquanto o Tzolkin tem 20.

Encontre o Seu Signo Astrológico Maia

Como os calendários Maia e Ocidental são muito diferentes, você terá que determinar sua data de nascimento Maia antes de saber a que signo você pertence.

descubra como o que é astrologia maia

Use esta ferramenta do calendário Gregoriano ao Maia para determinar sua data de nascimento Maia e assinar.

Seu glifo maia ou signo de nascimento é similar aos símbolos do zodíaco ocidental. As pessoas que nascem sob certos glifos de nascimento têm traços de personalidade diferentes.

Há um total de 20 glifos de nascimento no sistema Maia:

O Imix (Dragão Vermelho) é o primeiro dos sinais do dia Maia, e às vezes pode se manifestar como uma personalidade que gosta de iniciar novos projetos.

Intensamente criativos, os nativos do Imix têm uma forma de entrar na consciência coletiva, mas infelizmente seguir esses projetos não é um ponto forte.

Como resultado, muitas coisas que o Imix começa podem permanecer inacabadas.

Ik (Vento Branco) encarna a capacidade de comunicar e compartilhar idéias e pensamentos com os outros.

Este sinal se refere ao espírito, e os nativos de Ik podem precisar se sentir ancorados de uma certa maneira.

Flexíveis, indecisos e às vezes inconstantes, esses nativos às vezes podem ser destrutivos para si mesmos e para os outros. Apesar disso, esses indivíduos trazem o dom da inspiração para o mundo.

Akbal (Noite Azul): Pessoas nascidas sob o signo de Akbal podem ser românticas e sonhadoras, e existe uma certa qualidade artística para estes indivíduos.

Talvez seja por causa desse traço que muitas pessoas nascidas sob esse signo temem a escuridão em si mesmas e nos outros, mas é algo que elas têm que superar.

Kan (Yellow Seed): Kans são nativos sensuais e românticos, e tendem a funcionar de uma forma bastante casual.

O desafio para os Kans é aprender a apreciar os muitos presentes que eles têm a oferecer, não apenas o seu lado mais sensual.

Este é um sinal muito forte do dia que pode ter poderes mágicos. A serpente tem sido reconhecida há muito tempo como uma criatura de “conhecimento”, e estes nativos são muitas vezes muito inteligentes.

Se este é o seu sinal do dia, a melhor maneira de crescer é expandir seu coração enquanto aprende a compartilhar seus sentimentos quando você está com raiva.

Cimi: Os indivíduos do Cimi têm habilidades psíquicas inerentes, mas também têm uma maneira suave de lidar com elas.

Na verdade, os Maias acreditavam que as pessoas nascidas sob o signo do Cimi eram excelentes curandeiros, especialmente para mulheres grávidas e pais. Os nativos do Cimi também poderiam ser excelentes homens de negócios.

Manik (Mão Azul): O manik é um sinal de um dia espiritual que tende a encarnar uma estatura forte, mas pacífica. Eles são teimosos e fortes e não hesitam em expressar sua preocupação por um ente querido.

O laminado atrai naturalmente a boa sorte! O llamat é um sinal bastante fácil que muitas vezes acredita que é melhor ir com o fluxo do que lutar contra ele.

Os nativos mulucos tendem a ser intensos e emocionalmente carregados. É um sinal imaginativo com propriedades psíquicas, mas estes nativos devem tentar controlar suas emoções.

Mais positivamente, os Mulucs também são muito espontâneos e charmosos, o que atrai outros para eles.

Oc (Cão Branco): Oc nativos são calorosos, inteligentes, leais e corajosos, e essas qualidades por si só muitas vezes tornam esse sinal altamente valorizado. Oc são sensuais, e às vezes estão envolvidos em uma ou duas complicações românticas.

Para os Maias, Chuen era conhecido como o tecelão do tempo. As pessoas nascidas sob este signo são criativas e podem até mesmo ser preguiçosas.

Naturalmente charmoso, Chuen pode ser um pouco chato para os outros porque eles adoram ser o centro das atenções. Ainda assim, essas pessoas adoráveis são muito talentosas e evitam que outras se aborreçam.

Eb (Yellow Human): Dedicados aos seus semelhantes, os Ebs focam em sua comunidade, nas gerações futuras e no planeta Terra. Entretanto, este sinal tende a permanecer discreto e evitar o foco de atenção.

Compassivo e facilmente ferido, Ebs nativo deve aprender a preservar sua saúde.

Os nativos de Ben são caracterizados por seu estilo de autoridade; as pessoas sentem sua autoridade e os donos desse sinal do dia a conhecem. Se você nasceu sob este signo, você pode se tornar um grande líder ou lutar por uma causa digna.

Ix (White Wizard): Esta placa é representada pela onça-pintada. O sinal do dia Ix é especial porque Ix, ou a onça-pintada, pode ver no escuro. Para os maias, foi um sinal de profecia.

Essa tendência inerente à clarividência é facilmente observada em pessoas nascidas naquela época.

Se você tivesse nascido sob o signo dos homens, os Maias acreditavam que você seria ambicioso e teria grandes aspirações na vida.

Os homens nativos têm uma inclinação espiritual, um senso aguçado de detalhes e podem ter um dom para qualquer coisa técnica.

Além disso, os homens devem tentar evitar o álcool e os narcóticos porque essas coisas não ajudam o seu bem-estar.

Cib (Guerreiro Amarelo): Se você sente que está vivendo com uma enorme carga cármica, você pode ter nascido sob o signo de Cib.

Os CIBs incorporam a sabedoria do passado e geralmente têm habilidades psíquicas incomuns.

Geralmente parecem alegres e felizes, mas na verdade são bastante sérias neste aspecto externo.

Caban (Terra Vermelha): Se você conhece o conceito de sinais “terra” na astrologia ocidental, você pode pensar que os nativos de Caban ou da Terra são de natureza silenciosa.

Na verdade, esses indivíduos são intelectuais e apreciam muito o poder do pensamento. Eles também têm um talento para livrar os outros de suas más intenções e hábitos.

Etzab (Espelho Branco): A coisa mais importante para um Etzab é a verdade, e estes nativos têm um dom notável para discernir a verdade.

Na verdade, pessoas nascidas sob este signo podem discernir os maus planos e problemas interpessoais dos outros, refletindo-os em um espelho de vidro obsidiano.

Capac (Tempestade Azul): Pessoas nascidas sob o signo de Capac são divertidas, e talvez seja por isso que parecem nunca envelhecer. O

s nativos de Chauac são os buscadores do universo e têm uma tremenda capacidade de ensinar o que aprendem.

Ahau (Sol Amarelo): O direito de nascimento do Ahau é a espiritualidade, mas nem sempre é fácil de manter.

Muitas pessoas deste signo nascem com habilidades artísticas, mas podem ser desencorajadas pelo que percebem como ganância e avareza no mundo.

Como resultado, outros podem vê-los como irrealistas. O desafio então é que estes nativos se aproximem do mundo de uma forma realista que lhes permita manter o seu idealismo.

Um Sistema Complexo

Os 20 glifos Tzolkin são apenas uma introdução à astrologia Maia Maia.

Estes 20 sinais representam cada um um dia de um mês no calendário Maia, permitindo que indivíduos de diferentes meses e anos compartilhem o glifossário do mesmo dia.

Entretanto, a astrologia Maia nunca se limitou a 20 perfis de personalidade.

Como na astrologia ocidental, a época e o ano de nascimento também desempenham um papel na formação da pegada cósmica de uma pessoa.

Entretanto, a cultura astrológica maia está profundamente impregnada de rituais e muitos aspectos de seu sistema simplesmente nunca foram traduzidos para a vida ocidental.

Seus usos religiosos e nuances culturais foram perdidos para a civilização ou registrados esotericamente por antropólogos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.